Hoje eu acordei de um pesadelo assustador (porque eu era a unica sobrevivente em uma cidade de mortos vivos) e chato (porque eu sou extremamente 'cagona' e odeio ter pesadelos ¬¬'). E você sabe, sabado de manhã, estado de sonolência, sentimento de gratidão por não ter q levantar correndo pra ir pra faculdade, eu então liguei a tv. Tava passando um programa chamado "Biblía em foco", na rede record, e se for um ateu em questão sei que você deve estar falando, "creeeedo, olha só o que essa menina assiste em um sabado de manhã!". Mas como minha professora de TRI (Teoria das Relações Internacionais) diz, o que eu assisto não compromete o meu intelecto (y). O foco era somente o apocalipse, e em como as catastrofes naturais e a fome são sinais de que ele está perto de chegar. Não sei te explicar o porquê, mas eu sempre fui fascinada pela incerteza e pela imensidão, então... eu assisti.
Mas, pra minha supresa, ao ler as noticias de hoje, eu vi dois acontecimentos que me arrepiaram.
O primeiro é sobre um Iceberg gigante (metade do tamanho de Brasília) que se rompeu da Antarica após colidir com outro Iceberg gigante. Este primeiro Iceberg está flutuando agora

(fonte: O Globo)
O segundo foi o que me deixou mais preocupada.
Na madrugada de hoje, o Chile sofreu um terremoto de magnitude 8,8 (um dos maiores da história). Ha divergencias na mídia de que o epicentro foi no sul do país, mas a questão é que ele foi sentido em vários outros locais como na vizinha Argentina e até em São Paulo, onde os bombeiros chegaram a receber várias ligações e mandar carros de bombeiros a determinados locais, mas não foi constatado nenhum dano. Ao contrário, no Chile, o terremoto já custou a vidade de 76 pessoas e levou o governo a declarar parte do país zona de catástrofe. A profundidade desse terremoto, que sofreu vairas réplicas chegando até 6,9 na escala, foi de aproximadamente 30 kilomentos abaixo do solo. Pra nível de comparação, o terremoto que
.gif)
Porém, o mais alarmante de tudo é que foram emitidos diversos alertas de tsunamis no Oceano Pacífico. O Japão e a Austrália já advertiram tsunamis que atingirão seus países em cerca de 24 horas.
"O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, emitiu uma advertência para toda a região:"leituras do nível do mar confirmam que um tsunami foi gerado que poderá causar danos generalizados", disse o centro em um boletim emitido após o tremor de magnitude 8,8.
O tsunami que se seguiu ao terremoto do Chile de 1960, que atingiu magnitude 9,5, matou 140 pessoas no japão, 61 no Havaí e 32 nas Filipinas.
O tsunami do terremoto deste sábado deve ser muito menor, porque o tremor em si foi mais fraco.
A TV pública japonesa NHK citou especialistas dizendo que o tsunami terá algumas dezenas de centímetros de altura e chegará ao Japão em cerca de 22 horas."
(fonte: Estadão)
Isso me faz refletir sobre o certo catastrofismo que eu vi na televisão de manhã, sobre o "fim do mundo". Será que é mesmo o fim do mundo? Será que nós, seres humanos, chegamos ao ponto de interferir tão profunda e determinadamente nesse planeta tão grande, tão potente e tão precioso? A ponto do controle sair completamente das nossas mãos? Não é mais aquecimento global, fome e guerra. São pedaços gigantescos de terra e de gelo que se movem "sozinhos". Não há uma super-rede que os contenha. Não ha uma bomba atomica que os pare. Só há eles e nós. Só há nós e as consequencias. E, me desculpem o sensasionalismo, mas para as familias dos mortos do Chile e as outras familias que se uniram a eles em menos de 24 hrs, só há as consequências e Deus. Pena que isso tudo não seja um dos meus ridículos pesadelos. É triste e revoltantemente real.
1 comentários:
Se pelo menos a metade da população mundial fosse VEGETARIANA, os índices dessas catástrofes seriam bem menores. Isso é FATO!
Parece que não, mas o consumo de carne só piora tudo.
Mas pra que, né?
É muito mais fácil e cômodo ser hipócrita.
'Deus fez os animais pra serem nosso alimento', 'eu não conseguiria viver sem carne', 'não dá pra suprir os nutrientes que nosso corpo necessita', e blábláblá..
Agora não adianata chorar.
Postar um comentário